Ingenuity completa 29º voo em Marte mesmo com falha em equipamento

NASA aciona o helicóptero Ingenuity Mars no espaço pela 1ª vez. Foto: nasa/Divulgação
Ingenuity Mars

O helicóptero marciano Ingenuity completou recentemente o seu 29º voo mesmo com um problema em um sensor fundamental para o voo.

+ Holanda seleciona Embraer C-390 para substituir C-130H Hercules
+ Cabine “flutuante” promete ser o futuro das viagens aéreas, entenda
+ Os 10 países com mais aviões militares no mundo

Desde o último voo, em abril, os técnicos da Nasa enfrentaram uma série de desafios para permitir que o Ingenuity sobreviva às condições climáticas extremas do inverno marciano, já que o equipamento originalmente não foi projetado com este fim.

Durante as checagens para o 29º voo, foi descoberto que o inclinômetro do Ingenuity deixou de funcionar. Por sorte, foi possível contornar o problema com a reprogramação dos sistemas para que o computador de voo passasse a operar com dados fornecidos pelos acelerômetros da Unidade de Medição Inercial.

Embora fornecendo dados menos precisos que aqueles dos acelerômetros dedicados usados no inclinômetro, foi possível manter o Ingenuity no ar. O que foi confirmado com o sucesso do 29º voo.

Com duração de 66,6 segundos, o helicóptero voou por 179 metros a uma velocidade de 5,5 metros por segundo. O voo teve como objetivo aproximar novamente o Ingenuity do robô Perseverance, com o objetivo de facilitar as comunicações em um futuro próximo.

Back to top