A Boeing e a Marinha dos Estados Unidos completaram recentemente uma série de voos nos quais um caça F/A-18 Super Hornet da sua variação mais recente, a Block III, foi utilizado para controlar três drones no ar.
+ Marinha dos EUA recebe versão mais avançada do F/A-18 Super Hornet
+ Top Gun: avião de caça F-14 Tomcat ainda é um dos mais poderosos do Irã
+ Míssil hipersônico da Lockheed avança para nova etapa de testes
De acordo com a Boeing, isso foi possível a partir da conexão entre um tablet e os sistemas eletrônicos da aeronave, o que permitiu ao piloto enviar os comandos de missão diretamente para os drones. Na campanha de voo que durou duas semanas, as aeronaves de controle remoto executaram todos os comandos enviados a partir do Super Hornet.
We’ve partnered with the @USNavy to prove #SuperHornet‘s ability to control and team with autonomous aircraft. During recent tests, F/A-18 pilots entered commands into a tablet connected to the jet’s processor, which were then executed by the autonomous aircraft. pic.twitter.com/cRj33G2rTM
— Boeing Defense (@BoeingDefense) July 15, 2022
O Super Hornet Block III começou a ser entregue no final do ano passado para a Marinha dos Estados Unidos e tem no painel uma tela HD de 10×19 polegadas. A ideia é que, futuramente, os aviadores sejam capazes de controlar drones em combate real usando os sistemas do caça.