Os governos da Polônia e Eslováquia confirmaram que vão enviar como ajuda militar para a Ucrânia exemplares do avião de caça MiG-29.
No caso da Polônia, o primeiro lote de quatro aeronaves – plenamente operacionais – será enviado à Ucrânia nos próximos dias. O plano do país é enviar em breve lotes seguintes do mesmo modelo – em um total estimado em cerca de 20 unidades – assim que os jatos forem revisados.
+ Veja os 5 aviões de caça mais velozes em serviço
Já a Eslováquia, que desativou os seus MiG-29 no ano passado, pretende enviar 13 exemplares do modelo para os ucranianos. Algumas dessas aeronaves estão em condições de voo, mas as restantes serão usadas como fontes de peça.
Os jatos poloneses e eslovacos vão ser um belo reforço para a Força Aérea da Ucrânia, que ainda tem no MiG-29 da versão inicial e no Sukhoi Su-27 os seus principais jatos de combate.
Vale destacar que os jatos doados pelos membros da Otan – apesar de terem praticamente a mesma idade dos aviões usados pelos ucranianos – passaram por modernização nas últimas décadas. Algo que nunca aconteceu com os “29” da Ucrânia.