O Doodle de hoje celebra os 189 anos de José Álvares de Azevedo.
+ YouTuber cria a sua própria versão do GTA 6
José recebeu o título de Patrono da Educação dos Cegos no Brasil, sendo o criador da primeira escola para cegos no país. Seu aniversário também é o Dia Nacional do Braille.
José Azevedo nasceu neste dia em 1834, no Rio de Janeiro. Ele nasceu cego e era conhecido por ser extremamente inteligente e curioso quando criança – ele investigava o mundo ao seu redor através do toque. Sua família o encaminhou para o Royal Institute of Blind Young People em Paris, a única escola na época especializada em educação para cegos, dos 10 aos 16 anos.
Azevedo frequentou a escola em uma época em que experimentava o recém-introduzido sistema de escrita Braille.
Voltou ao Brasil em 1850 inspirado por dois objetivos: defender a inclusão social dos cegos em seu país e criar uma escola muito parecida com a que estudou em Paris.
Azevedo deu palestras sobre a importância de educar os cegos e contou como os ensinavam onde quer que pudesse, desde em casas de família até na Corte Imperial. Ele também ensinou seus companheiros brasileiros cegos a ler e escrever em Braille.
+ Vídeo mostra o momento em que prédio de 5 andares desabada em área de pedestres na Turquia
+ Uma das ruas mais íngremes do mundo fica em Belo Horizonte. Veja!
Uma de suas alunas era filha do médico da Corte Imperial. O médico, impressionado com o desenvolvimento da filha, organizou uma audiência com o imperador brasileiro.
José Azevedo fez uma apresentação emocionante, quebrando preconceitos e mostrando o que uma pessoa com deficiência visual pode alcançar.
Recebeu recursos para abrir a primeira escola para cegos do país, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos.
+ Vídeo: Gracyanne Barbosa mostra força em novo desafio fitness
+ Mulher de William Bonner, fica ferida após assalto no RJ
Hoje, a escola continua seu programa educacional como Instituto Benjamin Constant e expandiu sua grade para incluir educação física, aulas de teatro, autocuidado e orientação para a vida diária e muito mais.
Parabéns, José Álvares de Azevedo!