O Telescópio Espacial Hubble, resultado de uma parceria entre a NASA e a ESA, conseguiu capturar uma imagem fascinante da galáxia NGC 3156.
+Imagem da Galáxia de Andrômeda recebe prêmio de fotografia astronômica do ano; confira outras
+NASA destaca galáxia similar a nossa Via Láctea
+Sonda da NASA faz imagem de Júpiter e sua lua vulcânica Io
De brilho intenso, a galáxia está situada a uma distância de aproximadamente 73 milhões de anos-luz da Terra, na constelação Sextans. A NGC 3156 é uma ‘galáxia lenticular’, por ter a aparência parecida com uma lente.
Semelhante às galáxias espirais, as galáxias lenticulares possuem um bojo central de estrelas e um extenso disco ao seu redor. Por outro lado, semelhante às galáxias elípticas, as lenticulares são compostas predominantemente por estrelas mais antigas e têm pouca formação estelar em curso.
Utilizando o Hubble, os astrônomos compararam as estrelas próximas ao núcleo da galáxia com as de galáxias que possuem buracos negros supermassivos de tamanho semelhante. Os resultados indicaram que a NGC 3156 tem uma porcentagem acima da média de estrelas sendo absorvidas pelo seu buraco negro supermassivo em comparação com outras galáxias semelhantes.
NGC 3156 is an "in-between" galaxy.
As a lenticular galaxy, it has properties of both spiral and elliptical galaxies. It's home to mostly older stars and has a central bulge of stars, but lacks spiral arms.
For more about this #HubbleFriday view: https://t.co/lusUuFXMMk pic.twitter.com/OWfZb4SpVo
— Hubble (@NASAHubble) September 15, 2023