O primeiro lote de mísseis de longo alcance “GLSDB” (até 150 km) para o M142 HIMARS está planejado para ser enviado à Ucrânia em um futuro próximo disse o Diretor de Negócios da Boeing, Jim Leary.
+ Veja o vídeo de demonstração da GLSDB
O alcance de voo da bomba de ar guiada GLSDB é de 150 km. Para efeito de comparação, os mísseis GMLRS para HIMARS disponíveis nas Forças Armadas têm um alcance de 70 km.
A equipe da Boeing/Saab está pronta para entregar a primeira bomba terrestre de pequeno diâmetro GLSDB e um novo lançador para os militares ucranianos, disse o representante da empresa
A Bomba de Pequeno Diâmetro Lançada do Solo (GLSDB) é um míssil desenvolvido pela Boeing e pelo Grupo Saab, para permitir que a Bomba de Pequeno Diâmetro (SDB) GBU-39, inicialmente baseada no ar, da Boeing seja lançada no solo e implantada através de vários lançadores e configurações. O GLSDB incorpora o SDB com o foguete M26, permitindo seu lançamento a partir de sistemas de mísseis terrestres como o Sistema de Foguetes de Lançamento Múltiplo M270 e M142 HIMARS, que foram anteriormente fornecidos à Ucrânia.
A bomba planadora GLSDB lançada no solo tem um alcance estendido de 150 quilômetros e carrega uma ogiva de 93 quilos.
Fonte: euromaidanpress