A BMW assinou um acordo comercial com a startup de robótica Figure para introduzir o uso de robôs humanoides na linha de produção de sua fábrica em Spartanburg, na Carolina do Sul (EUA).
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Os robôs serão destinados para automatizar tarefas de fabricação “difíceis, inseguras ou tediosas” e, se forem considerados viáveis, serão implantados nas instalações da BMW em etapas, de acordo com um relato do site The Verge.
“A robótica de uso único satura o mercado comercial há décadas, mas o potencial da robótica de uso geral está completamente inexplorado”, disse Brett Adcock, CEO da Figure.
“Os robôs da Figure permitirão que as empresas aumentem a produtividade, reduzam custos e criem um ambiente mais seguro e consistente.”
Adcock disse à Reuters que a parceria começará com “pequenas quantidades” que aumentarão se as metas de desempenho forem cumpridas.
Ainda de acordo com a Reuters, pode levar de 12 a 24 meses para que eles sejam realmente integrados aos processos de fabricação da BMW, caso seja identificado um uso viável para eles.
A fábrica da BMW na Carolina do Sul é a única fábrica da empresa sediada nos EUA, onde cerca de 1.500 veículos são montados todos os dias. Atualmente, a fábrica emprega cerca de 11 mil pessoas e é a maior exportadora automotiva dos EUA em valor, com um valor de exportação de US$ 9,6 bilhões.
Não é a primeira vez que robôs são introduzidos para trabalharem ao lado de humanos. A Honda e a Hyundai tiveram uma presença visível no desenvolvimento de robôs ao longo dos anos.
A Tesla revelou a segunda geração de seu robô Optimus em dezembro, e a Amazon está testando o robô Digit da Agility Robotics em seus armazéns nos EUA.