Robô movido por água pode substituir trabalhadores humanos em fábricas, avançando no futuro da automação

Robô movido por água pode substituir trabalhadores humanos em fábricas, avançando no futuro da automaçãoRobô movido por água pode substituir trabalhadores humanos em fábricas, avançando no futuro da automação (Instagram @clonerobotics)

Um robô humanoide, movido por músculos acionados por água, foi criado pela empresa polonesa Clone Robotics.

+Steam Deck ganha edição limitada na cor branca com lançamento global para este mês
+Polícia de Amsterdã usa holograma em tamanho real para tentar resolver crime não solucionado de 2009

A máquina imita os movimentos e a força humana, com articulações e polegares que se movem como os de uma pessoa. Seus componentes incluem ossos e músculos artificiais, e a água que alimenta o sistema é armazenada no torso, que possui costelas e coluna vertebral parecidas com as de um ser humano.

O robô foi projetado para simular a anatomia humana de forma a ser integrado facilmente em funções em linhas de produção, sem necessidade de modificar o ambiente de trabalho.

A Clone Robotics planeja que seus robôs substituam seres humanos nas fábricas, criando máquinas que se comportam de maneira semelhante aos trabalhadores. Outros exemplos dessa tendência já podem ser vistos, como a implementação de uma força de trabalho robótica de 500 unidades pela gigante chinesa BYD Auto, que utiliza robôs para inspecionar carros e transportar cargas pesadas em seus armazéns.

Esses avanços tecnológicos geram inquietação entre as pessoas, que têm reagido com receio diante da ideia de robôs assumindo funções tradicionalmente humanas. A crescente automação no mercado de trabalho levanta questões sobre o impacto da substituição de humanos por máquinas, especialmente em setores que envolvem tarefas repetitivas ou manuais.

Fonte: The Sun | Foto: Instagram @clonerobotics | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial

Back to top