Na pesquisa para eleger a Moto do Ano 2021, o ranking é dividido em dez categorias, a revista Motorrad o lançou novamente este ano para seus leitores. Os resultados às vezes são surpreendentes para nossos parâmetros
+ Dicas para conservar o carro parado na quarentena
+ Hanway G30, a Royal Enfield Himalayan versão chinesa
+ Harley-Davidson Pan America apresenta recurso que se adapta para pilotos “baixinhos”
No início de cada temporada de motos, a Motorrad , histórica e importante revista alemã, lança uma pesquisa aos seus leitores para eleger a moto mais significativa do ano, dividido em dez categorias.
Participaram da edição “ A Moto do Ano 2021 ” 51.333 leitores da Motorrad que puderam escolher entre uma lista de 204 modelos .
Nas posições de topo há uma forte representação dos modelos BMW , mas Ducati e KTM também são muito populares. Entre as japonesas uma surpresa, não há nenhum modelo Suzuki na lista, enquanto entre as scooters a Vespa goza de boa imagem. Mas vamos ver como foi.
Maxi Enduro
- 1 – BMW R 1250 GS e Adventure
- 2 – Ducati Multistrada V4
- 3 – Yamaha Ténéré 700
- 4 – Honda CRF 1100 L Africa Twin
- 5 – Moto Guzzi V85 TT
Vitória para a campeã de vendas R 1250 GS, em segundo lugar está a nova Ducati Multistrada V4 , que precede a Yamaha Ténéré 700, que também foi terceira no ano passado.
Crossover
- 1 – BMW S1000 XR
- 2 – Ducati Hypermotard 950
- 3 – Yamaha Tracer 9
- 4 – BMW F 900 XR
- 5 – Triumph Tiger Sport
A luta pelo topo mais uma vez entre a BMW, primeira novamente, com a S 1000 XR e a Ducati com sua Hypermotard 950 em segunda. Estas duas motos ficaram nos dois primeiros lugares e na mesma ordem no ano passado.
Naked
- 1 – KTM 1290 Super Duke R
- 2 – Ducati Streetfighter V4
- 3 – BMW R 1250 R
- 4 – Aprilia Tuono V4 1100 RR
- 5 – BMW S 1000 R
O pódio é o mesmo de 2020, mas as duas primeiras posições são invertidas com a Ducati Streetfighter V4 que cede o primeiro lugar a KTM 1290 Super Duke R que também foi o primeiro em 2019.
Clássica Moderna
- 1 – Kawasaki Z 900 RS
- 2 – BMW R nineT / nineT Pure
- 3 – BMW R nineT Scrambler
- 4 – MV Agusta Superveloce 800
- 5 – Royal Enfield Interceptor 650 / Continental GT 650
No segmento das clássicas, surge uma motocicleta japonesa: a popular Kawasaki Z900RS. Mas na segunda e terceira posições vemos as BMW’s BMWs, a R nineT nas versões standard e Pure (segunda) e Scrambler.
Turismo Esportivo e Turismo
- 1 – BMW R 1250 RS
- 2 – KTM 1290 Super Duke GT
- 3 – BMW R 1250 RT
- 4 – Ducati Supersport / S
- 5 – Kawasaki Ninja 1000 SX
Em primeiro e segundo lugar estão as mesmas motos 2020, a boxer BMW RS e a poderosa KTM 1290 Super Duke GT .
Supersport
- 1 – BMW M 1000 RR
- 2 – Ducati Panigale V4 R
- 3 – BMW S 1000 RR
- 4 – Ducati Panigale V4
- 5 – Honda CBR 1000 RR-R Fireblade
Outra BMW se destaca, graças à refinada versão M 1000 RR. No ano passado a favorita do segmento foi a BMW S 1000 RR , que em 2021 fica com a terceira colocação.
Custom e Cruiser
- 1 – Triumph Rocket 3 R
- 2 – BMW R 18
- 3 – Ducati Diavel 1260
- 4 – Triumph Bonneville Bobber
- 5 – Ducati XDiavel S
Primeiro lugar na categoria confirmado para a inglesa Triumph Rocket 3 R. de três cilindros. Em segundo lugar vem a nova BMW R18 (em 2020 havia o Bonneville Bobber que este ano é o quarto) e em terceiro há ainda como no ano passado a Ducati Diavel 1260 .
125 cc
- 1 – KTM 125 Duke
- 2 – Aprilia RS 125
- 3 – Honda Monkey 125
- 4 – Honda CB 125 R
- 5 – Yamaha MT-125
Nada de novo com o mesmo pódio de 2020. A KTM 125 Duke continua na liderança, enquanto as seguintes posições são trocadas pela Aprilia RS 125 e pela Honda Monkey .
Primeira moto
- 1 – KTM 390 Duke
- 2 – Honda CB 500 F e R
- 3 – Honda CB 500 X
- 4 – KTM 390 Adventure
- 5 – BMW G 310 R
Também neste caso, gostos confirmados, quando se trata de motos para iniciantes (para os padrões alemães). Como no ano passado, a KTM 390 Duke em primeiro e as Honda CB 500 F/R e X em segundo e terceiro lugar.
Scooter
- 1 – Vespa GTS Super 300 hpe
- 2 – BMW C 650 Sport / 650 GT
- 3 – Yamaha TMax Tech Max
- 4 – Honda Forza 750
- 5 – Vespa Primavera 125
A scooter por excelência na Alemanha é a Vespa, de longe a mais vendida no segmento com a versão de maior cilindrada. Neste ano está em primeiro lugar no levantamento da Motorrad com a versão Vespa GTS Super 300 Hpe. Troca de posição para quem ficou em segundo e terceiro lugar em 2020, a BMW C 650 Sport em segundo e em terceiro a TMAX Tech Max .