A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

A “Moto do Ano 2021” na Alemanha. Foto: Divulgação

Na pesquisa para eleger a Moto do Ano 2021, o ranking é dividido em dez categorias, a revista Motorrad o lançou novamente este ano para seus leitores. Os resultados às vezes são surpreendentes para nossos parâmetros

+ Dicas para conservar o carro parado na quarentena
+ Hanway G30, a Royal Enfield Himalayan versão chinesa
+ Harley-Davidson Pan America apresenta recurso que se adapta para pilotos “baixinhos”

No início de cada temporada de motos, a Motorrad , histórica e importante revista alemã, lança uma pesquisa aos seus leitores para eleger a moto mais significativa do ano, dividido em dez categorias.

Participaram da edição “ A Moto do Ano 2021 ” 51.333 leitores da Motorrad que puderam escolher entre uma lista de 204 modelos .

Nas posições de topo há uma forte representação dos modelos BMW , mas Ducati e KTM também são muito populares. Entre as japonesas uma surpresa, não há nenhum modelo Suzuki na lista, enquanto entre as scooters a Vespa goza de boa imagem. Mas vamos ver como foi.

Maxi Enduro

BMW R 1250 GS e Adventure. Foto: Divulgação

Vitória para a campeã de vendas R 1250 GS, em segundo lugar está a nova Ducati Multistrada V4 , que precede a Yamaha Ténéré 700, que também foi terceira no ano passado.


Crossover

BMW S1000 XR. Foto: Divulgação

A luta pelo topo mais uma vez entre a BMW, primeira novamente, com a S 1000 XR e a Ducati com sua Hypermotard 950 em segunda. Estas duas motos ficaram nos dois primeiros lugares e na mesma ordem no ano passado.

 


Naked

KTM 1290 Super Duke R. Foto: Divulgação

O pódio é o mesmo de 2020, mas as duas primeiras posições são invertidas com a Ducati Streetfighter V4 que cede o primeiro lugar a KTM 1290 Super Duke R que também foi o primeiro em 2019.

 


Clássica Moderna

Kawasaki Z900 RS Café. Foto: Divulgação

No segmento das clássicas, surge uma motocicleta japonesa: a popular Kawasaki Z900RS. Mas na segunda e terceira posições vemos as BMW’s BMWs, a R nineT nas versões standard e Pure (segunda) e Scrambler.

 


Turismo Esportivo e Turismo

BMW R 1250 RS. Foto: Divulgação

Em primeiro e segundo lugar estão as mesmas motos 2020, a boxer BMW RS e a poderosa KTM 1290 Super Duke GT .

 


Supersport

BMW M 1000 RR. Foto: Divulgação

Outra BMW se destaca, graças à refinada versão M 1000 RR. No ano passado a favorita do segmento foi a BMW S 1000 RR , que em 2021 fica com a terceira colocação.


Custom e Cruiser

Triumph Rocket 3 R. Foto: Divulgação
  • 1 – Triumph Rocket 3 R
  • 2 – BMW R 18
  • 3 – Ducati Diavel 1260
  • 4 – Triumph Bonneville Bobber
  • 5 – Ducati XDiavel S

Primeiro lugar na categoria confirmado para a inglesa Triumph Rocket 3 R. de três cilindros. Em segundo lugar vem a nova BMW R18 (em 2020 havia o Bonneville Bobber que este ano é o quarto) e em terceiro há ainda como no ano passado a Ducati Diavel 1260 .

 


125 cc

KTM 125 Duke. Foto: Divulgação
  • 1 – KTM 125 Duke
  • 2 – Aprilia RS 125
  • 3 – Honda Monkey 125
  • 4 – Honda CB 125 R
  • 5 – Yamaha MT-125

Nada de novo com o mesmo pódio de 2020. A KTM 125 Duke continua na liderança, enquanto as seguintes posições são trocadas pela Aprilia RS 125 e pela Honda Monkey .


Primeira moto

KTM 390 Duke. Foto: Divulgação
  • 1 – KTM 390 Duke
  • 2 – Honda CB 500 F e R
  • 3 – Honda CB 500 X
  • 4 – KTM 390 Adventure
  • 5 – BMW G 310 R

Também neste caso, gostos confirmados, quando se trata de motos para iniciantes (para os padrões alemães). Como no ano passado, a KTM 390 Duke em primeiro e as Honda CB 500 F/R e X em segundo e terceiro lugar.


Scooter

Vespa GTS Super 300 hpe. Foto: Divulgação
  • 1 – Vespa GTS Super 300 hpe
  • 2 – BMW C 650 Sport / 650 GT
  • 3 – Yamaha TMax Tech Max
  • 4 – Honda Forza 750
  • 5 – Vespa Primavera 125

A scooter por excelência na Alemanha é a Vespa, de longe a mais vendida no segmento com a versão de maior cilindrada. Neste ano está em primeiro lugar no levantamento da Motorrad com a versão Vespa GTS Super 300 Hpe. Troca de posição para quem ficou em segundo e terceiro lugar em 2020, a BMW C 650 Sport em segundo e em terceiro a TMAX Tech Max .

 

Redação: