App foi atualizado, mas perdeu seguidores
Um artigo publicado no Medium pelo pesquisador de segurança Will Strafach despertou uma questão polêmica entre os usuários do app AccuWeather no iOS. Segundo ele, o programa pede a localização do usuário, mas não para lhe enviar um relatório específico do clima, e sim envia esses dados para uma empresa à parte chamada RevealMobile. De acordo com o site TechCrunch, houve uma debandada entre os usuários do app após a denúncia.
Leia mais:
+ Eclipse solar derrubou audiência da Netflix em 10% nos EUA
+ Uso de um certo emoji pode ter efeito negativo no trabalho; saiba qual é
+ Motorola registra patente de tela de celular que conserta trincos sozinha
O texto ainda afirma que esta empresa recebe dados de GPS, incluindo velocidade e altitude, as redes Wi-Fi onde você se conecta e se você está com o seu Bluetooth ligado ou não. “Mesmo se você não permitir o acesso ao GPS ele enviará as outras informações para esse outro lugar”, completou.
“Você pode bloquear o seu GPS, mas ele continuará mandando as informações do roteador de Wi-Fi e com isso eles conseguem triangular sua posição, mas com um pouco menos de precisão”, afirmou.
Já falamos aqui de um processo movido contra a Disney por compartilhar informações privadas de seus usuários por meio de apps. Essa movimentação do AccuWeather enviando dados para outra empresa despertou a atenção das autoridades especializadas.
A RevealMobile é uma agência especializada em descobrir e alavancar lucros para publicidade online. “O valor está em entender o caminho do consumidor e por onde ele passa durante o dia”, diz um post no site da própria empresa.
Will Strafach ainda faz um alerta. “Isso não é uma prática apenas da RevealMobile. Há pelo menos outras duas empresas que usam essas informações de maneira silenciosa em seus códigos de aplicativos”, postou no Twitter.
Em resposta ao site TechCrunch, os responsáveis pelo aplicativo disseram que “AccuWeather e RevealMobile trabalham dentro dos padrões da indústria” e que “reconhecem que este campo está em rápida evolução e algumas práticas podem mudar”. A desenvolvedora anunciou ainda a atualização do app para “zerar” os dados enviados.
Curta nossa página no Facebook