A fabricante de aviões checa Aero comemorou nesta segunda-feira (24) o primeiro voo de um exemplar de produção do treinador a jato L-39NG.
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O voo durou cerca de 40 minutos e permitiu aos pilotos verificarem o funcionamento do motor e dos sistemas, em altitudes que chegaram a 8.500 metros e velocidades de até 900 km/h, que é a máxima para o modelo. Apesar de ser um jato de treinamento, pode ser modificado para levar armamento sob as asas.
O Aero L-39 é um dos poucos casos de aeronaves que tiveram a sua produção retomada algumas décadas após o encerramento, já que o avião é um projeto originalmente dos anos 1960 e que se tornou o jato de treinamento padrão dos pilotos militares da antiga União Soviética, estando ainda em uso pela Rússia e pela Ucrânia.
Apesar do visual clássico, o NG é uma aeronave bastante modificada em relação ao L-39 original, com alterações pesadas na estrutura, eletrônica avançada, novo motor americano Williams FJ44 e assentos ejetáveis britânicos Martin-Baker, do tipo “0-0”.
O L-39 NG já soma um total de 34 encomendas. O pioneiro exemplar será entregue para o Vietnã, mas a carteira de clientes inclui também Hungria e República Checa.