Um Airbus A350 foi a aeronave escolhida pela empresa aeronáutica da Europa para fazer o primeiro voo com querosene produzido a partir de fontes 100% sustentáveis, que aconteceu na última terça-feira (16), na fábrica de Toulouse (França).
+Nascidos em março podem atualizar dados no Caixa Tem
+Perseverance divulga primeiros sons dos seu passeios em Marte
+Empresa britânica revela carro elétrico com cara de Porsche dos anos 1950
Apesar de todas as aeronaves de produção da Airbus já serem capazes de voar regularmente quando abastecidas com um blend de 50% de querosene de origem fóssil e 50% de combustível sustentável, ainda haviam dúvidas a respeito do desempenho de um avião voando com a nova formulação.
Ao longo deste ano, o A350 laboratório irá realizar avaliações em solo e voo com um dos seus motores Rolls-Royce Trent abastecidos com o combustível sustentável, com o objetivo de avaliar principalmente as diferenças em termos de emissões de poluentes.
Em relação ao desempenho, os resultados preliminares são promissores. “Não há diferença perceptível entre o desempenho dos motores com querosene de aviação e o combustível sustentável”, destacou Emiliano Requena Esteban, engenheiro de voo da Airbus, em comunicado divulgado pela empresa.