O Ministério da Defesa da Alemanha autorizou que a Polônia envie cinco caças MiG-29 como ajuda militar para a Ucrânia, envolvida em um conflito militar com a Rússia desde fevereiro de 2022.
+ Polônia e Eslováquia vão enviar caças MiG-29 para a Ucrânia
+ Força Aérea da Ucrânia ainda é dependente de aviões dos tempos da União Soviética
+ Veja os países da Otan que ainda utilizam o caça MIG-29
A Polônia já havia manifestado a intenção de entregar toda a sua frota de caças MiG-29 para a Ucrânia. Mas a autorização da Alemanha é necessária já que parte desses MiG-29 tem uma história bem interessante.
Elas eram aeronaves originalmente da Alemanha Oriental. Com a reunificação da Alemanha, em 1990, esses jatos de origem soviética foram incorporados pela Luftwaffe (a aviação militar dos Ocidentais), que voou os MiG até 2003, quando os caças foram entregues para a Polônia.
Como parte desse acordo que venda, os alemães precisariam ser consultados a respeito da exportação desses jatos para um terceiro país.
Vale destacar que esses MiG-29 que serão entregues para a Ucrânia também são da primeira geração do modelo, mas passaram por programas de modernização ao longo da sua vida. Enquanto isso, os “29” dos ucranianos têm praticamente a mesma configuração há 30 anos.