A Amazon anunciou hoje sua aposta no mercado de acessórios com a Halo. Ela é uma pulseira que – em conjunto com um app – fornece recursos para medir o estado de saúde do usuário. Diferentemente de outras pulseiras do tipo, a Halo não tem um visor para informar batimento cardíaco ou passos. Para ver esses e outros dados, só no app do celular. Dessa forma, a Halo está mais para um acessório de bem-estar do que para uma pulseira fitness para acompanhar atividades físicas.
A pulseira tem dois diferenciais em relação à concorrência. Em conjunto com a câmera do celular, ela pode informar o percentual de gordura do corpo. Para isso, o usuário bate quatro fotos de seu corpo com a câmera do celular. A partir delas, o app cria um modelo 3D do corpo e informa o percentual.
Outro diferencial é que a pulseira tem um microfone usado para identificar o tom de voz do usuário. A pulseira envia o áudio para o smartphone, e o app usa essa informação para informar o ‘estado de espírito’ do usuário (feliz, estressado etc.)
Para endereçar perguntas sobre privacidade, a Amazon incluiu alguns ajustes na Halo. Para começar, o recurso de gravação de voz é opt-in, ou seja, só funciona com autorização expressa do usuário.
Caso opte por gravar a voz, apenas trechos de alguns segundos são gravados ao longo do dia e todo o processamento é feito no smartphone. Ou seja, o áudio não é enviado para a nuvem. Depois de feito o processamento, o áudio é apagado.
No caso das fotos, elas realmente são enviadas para servidores para a criação do modelo 3F, mas são apagadas após o processo (a não ser, claro, que alguma falha deixe as fotos por lá, mas aí é outra história).
Por enquanto, a Halo chegará apenas aos EUA por US$ 100. A pulseira é atrelada a um plano mensal para uso do app, por US$ 4. Ainda não há data para um lançamento mais amplo. Por enquanto, ela será oferecida apenas a um grupo de clientes selecionados pela própria Amazon.