Para facilitar a vida de quem está interessado em comprar um aparelho do tipo Smart TV Box, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou em seu portal uma seção com a relação dos modelos homologados.
+ O que é um TV Box e como ele funciona?
+ Anatel descobre novos riscos em TV box não homologados
+ Anatel determina bloqueio de sinal de aparelhos TV Box
A página tem ainda outras informações, como o fabricante do equipamento e o número de homologação, que pode ser verificado antes do momento da compra. No processo de homologação, o dispositivo passa por vários testes para garantir padrões mínimos de qualidade e segurança de dados.
A medida tem como objetivo reduzir as chances do consumidor ser enganado com a compra de um aparelho pirata. A Anatel lembra ainda que outro sinal de um aparelho irregular é a promessa acesso livre e irrestrito (sem autenticação) a uma grande quantidade de canais, jogos ao vivo e outros programas.
Estudos de engenharia reversa realizados pela Anatel nos últimos anos identificaram vulnerabilidades em equipamentos de TV box não homologados, que tem softwares que permitem o roubo de dados de dispositivos conectados na mesma rede.