A Apple, o Google e a Microsoft anunciaram um esforço conjunto para expandir o suporte ao login sem senha em seus sites.
+ Confira como usar o gerador de senhas do Google Chrome
+ Veja 5 sinais de que as suas senhas são fracas
+ Veja as 20 senhas mais usadas em vazamentos de dados no Brasil
Embora pareça um meio seguro de login, os acessos com senha na verdade constituem um problema para a segurança na internet, com muitos usuários repetindo senhas ou usando chaves fáceis apenas para facilitar a memorização.
A expansão da tecnologia de login sem senha irá permitir aos sites e apps a possibilidade de oferecer uma opção sem senha de ponta a ponta. Seja por meio de um pin, de impressão digital ou reconhecimento facial.
O padrão de autenticação sem senha foi desenvolvido pela FIDO Alliance e o World Wide Web Consortium. Depois de escolher o meio de identificação, o aparelho armazenará uma credencial fornecida pela FIDO..
Será possível desbloquear sua conta online e usar a ação padrão definida, podendo ser biometria, pin ou desenhar um padrão na tela, sendo suficiente para entrar nos serviços online sem digitar a senha. A novidade deve chegar aos serviços das três empresas até meados de 2023.