Primeira missão do programa da Nasa, a Artemis I, seria lançada na última segunda-feira (29) do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA).
+ Artemis I: saiba como acompanhar o lançamento
+ Perseverance faz descoberta surpreendente em Marte
+ Nasa divulga possíveis locais de pouso da Artemis III
Confira a seguir cinco curiosidades dessa missão espacial, parte do programa que vai marcar o retorno da humanidade para a Lua, que foi visitada pela última vez na missão Apollo 17, em 1972.
Cinco coisas que você precisa saber sobre a Artemis I:
Tripulantes de pelúcia
O novo foguete Space Launch System vai colocar no espaço a cápsula espacial Orion, que nesta missão inicial não será tripulada. Pelo menos por humanos.
A cabine da Orion será equipada com manequins projetados para fazer medições científicas e também por pelúcias: um Snoopy, representando a Nasa, e um ‘Shaun, o Carneiro’, enviado pelo pessoal da ESA (Agência Espacial Europeia).
Longa duração
A missão terá duração de três semanas. Período no qual serão testados todos os estágios do foguete e da nave espacial. Concluídos esses testes, a Orion fará a reentrada da atmosfera e pousar no Oceano Pacífico.
Sondas e satélites
A Nasa vai aproveitar o lançamento da Artemis I para levar ao espaço dez satélites e sondas de pequenas dimensões, incluindo o Omotenashi, um pequeno módulo lunar que pousará na superfície lunar.
Atrasos no cronograma
A missão Artemis I estava prevista originalmente para dezembro de 2016, mas acabou adiada por problemas técnicos e orçamentários envolvendo o desenvolvimento do SLS e da Orion.
Missões seguintes
Depois da Artemis I, o programa prevê a missão tripulada Artemis II (que vai entrar na órbita lunar) e a Artemis III, programada para 2025 e na qual haverá pouso de astronautas na Lua.