Quando retornar para a Terra, no dia 30 de março, o astronauta americano Mark Vande Hei terá estabelecido um novo recorde da Nasa de permanência no espaço, com um total de 355 dias à bordo da ISS (Estação Espacial Internacional). O recorde anterior, de 340 dias, foi estabelecido pelo astronauta Scott Kelly em 2016.
+ EUA deve vender caças F-15 para o Egito
+ Instagram lança Central da Família para facilitar controle de pais
+ “In Sound Mind” está grátis na Epic Games Store até o dia 24
Inicialmente, Hei não tinha a intenção de bater um recorde quando deixou a superfície da Terra em 9 de abril de 2021. Mas a chegada de uma equipe de cinema russa – que gravou o primeiro filme no espaço – obrigou uma mudança de planos e o astronauta da Nasa teve que estender a sua permanência na ISS.
Astronaut Mark Vande Hei (@Astro_Sabot) will soon return home after completing a record-breaking 355 consecutive days on the @space_station.
He joins 4 others who have spent extended time in space. His mission will help NASA prepare for future #Artemis missions to the Moon. pic.twitter.com/SFlzdHn2SG
— NASA’s Johnson Space Center (@NASA_Johnson) March 12, 2022
Apesar do impacto da guerra entre Ucrânia e Rússia e das sanções internacionais ao país liderado por Vladimir Putin, a Roscosmos, a agência espacial russa, assegurou que está mantida a missão de retorno de Vande Hei para a Terra.
Apesar dos 355 dias serem um recorde dentro das missões espaciais da Nasa, o recorde absoluto é do cosmonauta russo Gennady Padalka, que passou 879 dias no espaço ao longo de várias missões espaciais entre 1988 e 2015.