O Atari VCS está alojado em um gabinete elegante e de estilo vintage, com acabamentos opcionais de madeira para lembrar os consoles do anos 70 e 80.
É um equipamento de boa aparência – um que você provavelmente não se importaria de ter na sala, junto com seu Xbox One , Nintendo Switch e o que mais você tiver. Embora os visuais sejam retrô, ele é completamente moderno, garantindo que há energia suficiente aqui para suportar jogos modernos quando o sistema estiver habilitado.
Ao contrário da maioria dos sistemas de jogos retro que são lançados hoje, o console é equipado com uma CPU AMD A10, uma GPU AMD Radeon R7, 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento flash. Ele roda o Ubuntu, então é um PC Linux completo que você pode usar para tarefas além de jogar jogos retrô da Atari.
Isso significa que você pode usá-lo para executar qualquer software Linux, do LibreOffice e VLC ao Chrome e Steam. Sim, estamos supondo que você pode rodar o Steam para jogar qualquer jogo compatível com Linux que as especificações de hardware possam suportar. Sério, isso pode ser viável como um PC de jogos de baixo custo, mesmo sem o conteúdo da Atari a bordo.
Apenas certifique-se de conectar um disco rígido extra, já que os 32GB a bordo provavelmente não irão suportar muita coisa. Outras especificações de hardware incluem uma matriz de quatro microfones voltada para a frente para captar comandos de voz, um slot Ethernet para conectar-se ao roteador e Wi-Fi para conectividade sem fio.
O Atari VCS vem com dois controles: o clássico joystick Atari e um moderno gamepad. O primeiro, obviamente, é projetado para jogar os jogos clássicos da Atari, embora também seja a principal ferramenta de navegação para no menu do sistema. O último, por outro lado, é baseado em gamepads de console modernos, ambos podem se conectar sem fio via Bluetooth ou com fio via USB-C.
O Atari VCS atualmente está financiando o Indiegogo, com lançamento previsto para julho de 2019. O compromisso de reservar uma unidade começa em US $ 199.