Banco Central estuda emissão de moeda digital

Banco Central estuda emissão de moeda digital

O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (24) que está realizando estudos visando a emissão de moedas digitais, conhecidas pela sigla em inglês CBDCs (Central Bank Digital Currencies).

+ Irã revela o Gaza, um VANT capaz de voar por até 35 horas
+ Família iPhone 12 lidera ranking dos celulares mais vendidos do mundo; confira a lista
+ Privada inteligente permite tirar foto de cocô; entenda
+ Receita libera hoje consulta a restituição do Imposto de Renda

Por meio de nota, o BC destaca que, antes que se defina pela apresentação de um cronograma de implantação, o diálogo com a sociedade permitirá uma análise mais detalhada não apenas de casos de usos que possam se beneficiar da emissão de uma CBDC, como também das tecnologias mais adequadas para sua implementação.

Entre as diretrizes iniciais ditadas pelo Banco Central, estão a ênfase na possibilidade de desenvolvimento de modelos inovadores a partir de evoluções tecnológicas, como contratos inteligentes (smart contracts), internet das coisas (IoT) e dinheiro programável; a previsão de uso em pagamentos de varejo; e a capacidade para realizar operações online e eventualmente operações offline.

A distribuição ao público será intermediada por custodiantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), sem remuneração às instituições financeira pelo BC.

Redação: