Boeing expande testes do programa ecoDemonstrator

Boeing 787-10 Dreamliner “Explorer”

A Boeing anunciou recentemente a expansão do programa de testes de voo ecoDemonstrator, voltado ao desenvolvimento de soluções em sustentabilidade e segurança.

+ Lufthansa monta laboratório científico em Airbus A350; entenda
+ Boeing revela novo 777 para testes de novas tecnologias
+ Boeing e Nasa se unem para criar avião mais sustentável

Além do jato 777 ecoDemonstrator, que está em uso para avaliar 19 tecnologias, a Boeing vai adicionar ao programa o primeiro dos “Explorer”, um avião 787-10 Dreamliner.

Em junho, o “Explorer” realizará testes de voo de Seattle a Tóquio, Cingapura e Bangkok para mostrar como a navegação coordenada em jurisdições do espaço aéreo global pode melhorar a eficiência operacional, reduzindo em até 10% o uso de combustível e as emissões em viagens aéreas.

A Boeing e os provedores de serviços de navegação aérea dos Estados Unidos, Japão, Cingapura e Tailândia vão juntos definir as rotas da aeronave para estabelecer a rota de voo ideal em várias regiões, considerando condições como clima, tráfego aéreo e fechamentos de espaço aéreo.

Além disso, o Dreamliner usará a maior mistura de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) disponível em cada local.

Redação: