Boeing F/A-18 completa demonstrações em pista com rampa

Boeing F/A-18 Super Hornet

Principal caça da Marinha dos Estados Unidos, o Boeing F/A-18 Super Hornet foi projetado para voar embarcado em porta-aviões convencionais. Mas isso não impede que o avião possa operar também nos navios equipados com uma rampa de lançamento do tipo ski jump.

+ Top Gun: avião de caça F-14 Tomcat ainda é um dos mais poderosos do Irã
+ Saiba mais sobre o novo caça de Tom Cruise em “Top Gun: Maverick”
+ Marinha dos EUA usa caça F/A-18 Super Hornet para controlar drones do ar

Duas unidades do Super Hornet concluíram com sucesso os testes de simulação realizados em uma pista simulada na Base Naval de Hansa, em Goa, na Índia. Foram executadas decolagens e aterrisagens para demonstrar a capacidade do jato de operar no INS Vikramaditya, o porta-aviões da Índia.

INS Vikramaditya

A Marinha da Índia procura atualmente um novo caça para substituir os MiG-29K, que estão em serviço há pouco mais de 10 anos mas enfrentam uma vida atribulada na força naval indiana, que ficou ainda mais complicado com as sanções contra a Rússia por conta da guerra na Ucrânia.

Os jatos vieram como parte do acordo para a compra do INS Vikramaditya, originalmente o porta-aviões soviético Admiral Gorshkov e que foi adquirido e modernizado pela Índia nos anos 2000 com a inclusão de uma rampa de lançamento do tipo ski jump, que dispensa a catapulta de lançamento dos navios aeródromos convencionais.

Redação: