A empresa aeroespacial Northrop Grumman confirmou para o dia 2 de dezembro a apresentação oficial do B-21 Raider, o novo avião bombardeiro invisível do arsenal dos Estados Unidos.
A aeronave, que chega para substituir os atuais B-1 Lancer e B-2 Spirit, é apontado pelo fabricante como o avião militar mais avançado já construído, capaz de voar em territórios com diversas ameaças sem ser detectado.
Seis unidades de teste do B-21 estão em vários estágios de construção na fábrica da Northrop Grumman em Palmdale, no estado americano da Califórnia. A expectativa é de que o primeiro voo aconteça em 2023. Prazo que vai depender diretamente dos resultados dos testes em solo.
O nome do novo bombardeiro presta homenagem aos militares que participaram de um ataque aéreo contra o Japão no dia 18 de abril de 1942, na Segunda Guerra Mundial. Uma missão considerada inicialmente impossível, na qual os 16 bombardeiros B-25 Mitchell usados – um avião feito para uso em terra – forem lançados do porta-aviões USS Hornet.