O domínio .br, usado por boa parte dos sites brasileiros, atingiu recentemente a marca de 5 milhões de registros. É o que revelou o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
+ Avião elétrico Alice faz o seu primeiro voo
+ Embraer está com 300 vagas abertas para estágio
+ Huawei lança novos fones FreedBuds SE e FreeBuds Pro 2
De acordo com o NIC.br, o “.br” é o quinto código de país mais popular do mundo. O domínio brasileiro permite mais de 130 opções de variações voltadas para vários setores e atuações. É possível, por exemplo, escolher entre “bio.br”, “adv.br”, “adm.br”, “med.br” ou “eng.br”.
O domínio .br foi delegado ao Brasil em 1989, mas inicialmente era de uso exclusivo do grupo que operava redes acadêmicas na Fapesp. Em fevereiro de 1991, com o acesso à internet já estabilizado no Brasil, foi definida uma estrutura de nomes sob o .br, contemplando os subdomínios “gov.br”, “com.br”, “net.br”, “org.br” e “mil.br” – a exemplo dos domínios norte-americanos existentes à época.
Em 1995, eram 851 domínios registrados no Brasil. A marca de 1 milhão de registros foi atingida em 2006. Uma década depois da automatização do processo.