Um projeto de cabine de avião “flutuante” foi o vencedor da edição de 2022 do concurso internacional de design Crystal Cabin Awards, que apresenta propostas inovadoras para o interior das aeronaves comerciais.
+ Os 10 países com mais aviões militares no mundo
+ Airbus A321XLR realiza o seu primeiro voo
+ Conheça os aviões presidenciais da América do Sul
Chamada de Elevate, a proposta vencedora foi a apresentada pelo estúdio de design Teague em parceria com a empresa aeronáutica americana Nordam. É conhecida como cabine flutuante por mudar a fixação de divisórias e assentos do assoalho por elementos na laterais da fuselagem.
Alteração que permite modificar o layout e o aproveitamento de espaço para os passageiros e bagagens de mão, ao mesmo tempo ampliando a área livre no piso da cabine.
Com isso, seria possível transportar o mesmo número de passageiros de um jato com configuração interna convencional oferecendo um nível de conforto superior.
Por isso mesmo, o Elevate foi pensado para aviões de corredor estreito e longo alcance – como o futuro Airbus A321XLR – permitindo o mesmo conforto interno na classe executiva dos jatos widebody.