O avião de caça Dassault Mirage IIIE completou neste mês de abril os 60 anos do seu primeiro voo. Mesmo com essas seis décadas de vida, a aeronave ainda é mantida em serviço ativo pela Força Aérea do Paquistão ao lado de modelos muito mais atuais, sendo atualmente uma dos aviões militares mais antigos ainda em uso.
+Apple ainda não descarta projeto de carro, revela Tim Cook
+Anime Yasuke, da Netflix, ganha primeiro teaser
+Hummer EV SUV estreia em 2023 com motor elétrico de 842 cv
A variação E o Mirage III foi criada originalmente com o objetivo de permitir ao caça interceptador a capacidade de operar também como uma aeronave de ataque. Para isso, ganhou uma fuselagem alongada em 30 cm (para acomodar um novo radar e equipamentos de navegação) e um motor mais potente Atar 9C. Primeiro caça supersônico da Força Aérea Brasileira, o Mirage IIIE operou por aqui entre 1972 e 2005.
No Paquistão, o caça entrou em operação em 1967 e foi empregado em combate real em 1971, na guerra com a Índia. Desde então, os militares do país asiático seguem incorporando atualizações e novos sistemas no Mirage. Mesmo com uma frota que inclui o norte-americano F-16 e o novo caça sino-paquistanês JF-17, os militares do país asiático ainda não tem planos para desativar o veterano francês, de tempos em tempos adquirindo aviões desativados de outros países para garantir o suprimento de peças.