A Força Aérea Russa pode ter colocado seu novo caça furtivo, o Su-57 , em combate na guerra da Ucrânia. Um vídeo que foi compartilhado nas redes sociais nesta quarta-feira (9) mostra um jato com uma silhueta semelhante ao caça de 5ª geração Sukhoi atacando um alvo no solo.
+ Veja os países da Otan que ainda utilizam o caça MIG-29
+ Nasa divulga novas fotos feitas pelo robô Perseverance em Marte
+ Previsões de Baba Vanga para 2022: invasão alienígena e uma nova pandemia
A imagem, bastante distante, não permite confirmação visual, mas o caça tem formas muito parecidas com o Su-57 e suas asas em forma de diamante (veja abaixo).
Segundo relatos, o vídeo foi feito no nordeste da Ucrânia e os moradores de Zhytomyr teriam notado o som incomum do jato.
A Rússia possui cerca de 14 Su-57, estimado em , a maioria deles pré-série, pois os primeiros modelos de produção foram entregues há alguns meses.
O jato de 5ª geração tem recursos furtivos, mas no Ocidente muitos analistas duvidam de sua capacidade de permanecer indetectável pelo radar .
Sua principal missão é a defesa aérea, mas o Su-57 pode ser usado em ataques terrestres, como a Rússia afirmou durante o batismo de fogo da aeronave na Síria há alguns anos. A Força Aérea encomendou 76 unidades para a United Aircraft Corporation, que devem ser entregues até 2027.
+ MiG-29 “Fulcrum”, um dos melhores caças de superioridade da era soviética
+ Veja as 10 scooters mais vendidas no Brasil
+ Veja as 10 motos City mais vendidas em 2022
O governo russo ainda não confirmou oficialmente que o Sukhoi Su-57 está sendo usado nos conflitos na Ucrânia.