Os porta-aviões sempre foram peça importante em combates pela sua presença marítima e pela habilidade de carregar caças. Mas uma grande dificuldade destes aviões sempre foi o curto espaço da pista, o que dificulta a decolagem e o pouso. Normalmente, o sistema usado para dar um “empurrão” nos jatos funciona a base de vapor produzido pelos próprios reatores da embarcação.
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Embora seja mais simples, este sistema necessita de muita manutenção, o que fez a Marinha dos Estados Unidos desenvolver o EMALS – Electromagnetic Aircraft Launch System, o que seria uma “catapulta” que usa força eletromagnética para alavancar os jatos a velocidades de até 280 km/h em um curto espaço.
De acordo com o site ExtremeTech, este sistema promove uma aceleração mais gradual e causa menos estresse aos componentes do avião. A intenção da Marinha e Força Aérea é usar o o EMALS para ajudar na decolagem de F/A-18 Super Hornets, E2D Hawkeyes, EA-18G Growlers e até alguns drones.
A expectativa é de que a primeira missão do USS Gerald R. Ford com com o EMALS totalmente funcional aconteça em 2020.
No vídeo abaixo, é possível ver um jato decolar do USS Gerald R. Ford usando a tecnologia e a tripulação comemorando o feito.
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