
Aparelho e seu filme foram encontrados em bom estado
Em meio a testes de veículo subaquático no Lago Ness, na Escócia, especialistas do Centro Nacional de Oceanografia do Reino Unido (NOC) acabaram encontrando uma câmera.
Após investigar o objeto, descobriu-se que ela havia sido instalada por volta de 1970, para tentar flagrar o lendário “monstro do Lago Ness”.
Na ocasião, especialistas conduziam experimentos com o submarino não-tripulado “Boaty McBoatface” a uma profundidade de aproximadamente 180 metros, e, em certo momento, eles perceberam que algo ficou preso na hélice do veículo. Ao retornarem para a superfície, os cientistas constataram que se tratava de uma câmera analógica da marca Instamatic.
O aparelho, preso em um invólucro transparente, junto a um cubo de flash, parecia ser acionado por um mecanismo de linha de isca. À medida que a linha era estendida, uma sequência de quatro fotos era torada.
Em comunicado emitido na última terça-feira, 1º de abril, pelo NOC, Adrian Shine, pesquisadora responsável pelo Projet Loch Ness, ajudou a autoridade a identificar a câmera. De acoro com Shine, o aparelho era um dos seis instalados em meados de 1970 por Roy Mackal, um investigador americano do Loch Ness Investigation Bureau.
Por incrível que pareça, tanto a câmera quanto seu filme, estavam em ótimas condições. O conteúdo fotografado chegou até a ser revelado pelos cientistas do NOC, mas, porém, não havia nem sinal do monstro.
“Por mais que esta não fosse uma descoberta que esperávamos fazer, estamos felizes que este pedaço da história da caça ao ‘Nessie’ possa ser compartilhado”, afirmou Sam Smith, engenheiro do veículo subaquático.
A câmera, o filme e seu estojo foram entregues ao Centro do Lago Ness, em Drumnadrochit, perto de onde foram encontrados. Os materiais serão estudados, e, futuramente, exibidos ao público como parte da histórica caça ao “Monstro do Lago Ness”.
Fonte e imagens: Olhar Digital / National Oceanography Centre. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.