A Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou nesta terça-feira (17) que a cápsula Dragon, da SpaceX, com quatro astronautas a bordo, chegou à Estação Espacial Internacional (EEI). A primeira fase da acoplagem foi concluída às 1h01 (horário de Brasília), de acordo com imagens divulgadas pela Nasa. A segunda fase terminou minutos depois.
+McDonald’s tem três sanduíches por R$9,50 e várias ofertas durante a ‘Méqui Friday’
+WhatsApp testa recurso “ler mais tarde”
+Fiocruz inicia testes com vacina BCG para combate ao coronavírus
Chamada de Resilience, a cápsula foi lançada às 22h27 de domingo, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Florida (Sudeste dos Estados Unidos), por um foguete Falcon 9, da companhia do empresário Elon Musk SpaceX, o novo meio de transporte espacial da Nasa, após nove anos de dependência da Rússia.
O primeiro voo operacional ocorre após a missão de demonstração, realizada entre maio e agosto, durante a qual dois astronautas norte-americanos foram transportados para a estação e de volta à Terra sem problemas pela SpaceX.
A cápsula Dragon é o segundo aparelho atualmente capaz de viajar para a Estação Internacional. O primeiro foi a Soyuz russa, que desde 2011 tem transportado todos os residentes da estação. A SpaceX deve lançar mais dois voos com tripulação em 2021 para a Nasa, incluindo um com o europeu Thomas Pesquet, e quatro missões de abastecimento nos próximos 15 meses.
Com Agência Brasil e RTP