A partir deste mês de julho, os novos projetos de automóveis lançados na Europa deverão incorporar como item de série o Intelligent Speed Assistance (ISA), um limitador inteligente de velocidade do automóvel.
+ Carros da Tesla passam a se preparar para enfrentar buracos
+ Carros autônomos da Cruise fecham rua de cidade americana
+ União Europeia vai banir carros a combustão a partir de 2035
Pelas regras da União Europeia, o ISA pode atuar em quatro níveis a partir do momento em que o condutor ultrapassar o limite de velocidade da via. Antes de atuar efetivamente para frear o veículo, o motorista pode receber alertas auditivos e vibratórios e o pedal do acelerador se torna mais pesado.
O sistema não foi desenvolvido para impedir totalmente que o condutor ultrapasse a velocidade limite, mas de maneira a funcionar como um desestímulo à infração. Por esse motivo, os alertas auditivos e vibratórios não podem ser longos demais para tirar a atenção do condutor.
E mesmo no caso da frenagem automática o condutor pode desativar o sistema pisando mais fundo no acelerador. A introdução da novidade será gradual, chegando à totalidade dos carros vendidos no continente apenas em julho de 2024.