Celular na hora de dormir: estudo explica por que o hábito faz mal à saúde

Usar telas antes de dormir é prejudicial à saúde (Reprodução/Divulgação)Usar telas antes de dormir é prejudicial à saúde (Reprodução/Divulgação)
Usar telas antes de dormir é prejudicial à saúde (Reprodução/Divulgação)

O uso de celulares ou tablets pode ser prejudicial à qualidade de vida de adolescentes e adultos

Um novo estudo explicou por que ficar mexendo no celular antes de dormir não faz bem à saúde. A maioria das pessoas não larga o celular nem na hora de deitar na cama. O hábito é algo automático, mas, não é o ideal para uma boa qualidade de vida.

Uma pesquisa com 45.202 jovens adultos da Noruega descobriu que usar o celular ou tablet na cama aumenta o risco de insônia em 59% e reduz o tempo de sono em 24 minutos.

A Dra. Gunnhild Johnsen Hjetland, do Instituto Norueguês de Saúde Pública, principal autora do artigo na Frontiers in Psychiatry, falou sobre o estudo.

“O tipo de atividade de tela não parece importar tanto quanto o tempo total gasto usando telas na cama”.

“Não encontramos diferenças significativas entre as mídias sociais e outras atividades de tela, sugerindo que o uso da tela em si é o fator-chave na interrupção do sono — provavelmente devido ao deslocamento do tempo, onde o uso da tela atrasa o sono ao ocupar um tempo que, de outra forma, seria gasto descansando”, explicou.

Um press release também explicou como o uso de telas acaba impactando negativamente o sono de uma pessoa. “Notificações perturbam o sono, o tempo de tela substitui o tempo de sono, atividades de tela mantêm você acordado, então você demora mais para adormecer, ou a exposição à luz atrasa os ritmos circadianos”, disse, ainda.

Além disso, Hjetland também destacou que além de diminuir o tempo de tela noturno dos jovens, também é preciso olhar para os adultos, que, também, correm o risco de prejudicar o sono com o uso dos celulares ou outros aparelhos antes de dormir.

“Problemas de sono são altamente prevalentes entre estudantes e têm implicações significativas para a saúde mental, desempenho acadêmico e bem-estar geral, mas estudos anteriores se concentraram principalmente em adolescentes”, continuou a doutora.

“Dado o uso generalizado de telas na cama, buscamos explorar a relação entre diferentes atividades de tela e padrões de sono. Esperávamos que o uso de mídia social pudesse estar mais fortemente associado a um sono pior, dada sua natureza interativa e potencial para estimulação emocional”, completou.

Fotos: Divulgação. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

whatsapp