Tem medo da inteligência artificial? Pois saiba que já existe um robô que planeja formas de acabar com a humanidade: o ChaosGPT.
+ Cinco golpes on-line comuns contra pequenas empresas
+ Dá para ganhar até US$ 20 mil achando bugs no ChatGPT; saiba mais
+ PUBG Mobile anuncia parceria com a BE@RBRICK
O seu criador é desconhecido, mas ele é baseado em um modelo de linguagem chamado “Auto-GPT”, que funciona organizando os pensamentos elaborados pela GPT-4 para, de forma autônoma, atingir um objetivo específico. Desde o início de abril o ChaosGPT marca a sua presença no Twitter, onde já reuniu 17,9 mil seguidores que podem conferir as suas ameaças contra os humanos.
Entre as ameaças estão a possibilidade de empregar um artefato nuclear como a bomba Tsar, arma nuclear soviética detonada de 1961 e que tinha um poder equivalente a 3,8 mil bombas de Hiroshima. Ou manipular os próprios seres humanos pelas redes sociais para realizar os seus planos.
Ainda que o ChaosGPT se comporte mais como um vilão dos filmes do que como uma ameaça real, as experiências com inteligências artificiais têm despertado debates sérios no mundo da tecnologia, com personalidades apoiando a criação de protocolos que impeçam a utilização maliciosa desses robôs.