ChatGPT é usado para prever quem será o próximo Papa; confira aposta da IA

ChatGPT é usado para prever quem será o próximo Papa; confira aposta da IAChatGPT é usado para prever quem será o próximo Papa; confira aposta da IA
ChatGPT é usado para prever quem será o próximo Papa; confira aposta da IA (Foto: Creative Commons)

Após a morte do Papa Francisco na última segunda-feira (21), fiéis estão muito ansiosos para descobrir quem será o próximo Papa.

+ Vídeo: Novo vazamento mostra quão fino o iPhone 17 Air realmente é
+ Japão cria primeiro canhão eletromagnético do mundo

Em alguns dias, 135 cardeais entrarão em reclusão para participar do famoso Conclave até que um deles seja eleito para assumir o mais alto cargo da Igreja Católica.

Para diminuir a ansiedade, o site MailOnline usou o ChatGPT para descobrir a previsão da IA de quem será o próximo Papa. Segundo eles, o chatbot afirmou que o favorito para o cargo é o cardeal Pietro Parolin, da Igreja Católica Romana.

Como apontou a IA, o padre italiano de 70 anos é visto por muitos como o herdeiro natural do legado do Papa Francisco e detém uma grande vantagem nos mercados de apostas atuais.

“Como Secretário de Estado do Vaticano desde 2013, Parolin é visto como o candidato da ‘continuidade’ — aceitável tanto para reformistas quanto para tradicionalistas”, afirmou o ChatGPT.

“Na votação a portas fechadas, cortejada em grande parte por cardeais europeus e latino-americanos, ele é visto como um meio-termo seguro caso nenhum candidato progressista consiga a maioria de dois terços.”

Entretanto, prever o próximo Papa é notoriamente difícil mesmo para a IA e o ChatGPT fez um alerta de que “a margem é estreita, e qualquer um dos três ou quatro primeiros ainda pode emergir”.

Parolin recebeu uma porcentagem possível de 37% dos votos quando a IA foi consultada por outros veículos de notícia. Enquanto isso, o candidato em segundo lugar, o cardeal Luis Antonio Tagle, de 67 anos, recebeu 32% de chances.

O cardeal Tagle, ex-arcebispo de Manila, também é um forte candidato à continuidade. Ele era muito próximo do Papa Francisco e até foi apelidado de “o Francisco asiático”.

Foto e vídeo: Creative Commons. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

whatsapp