Chuva de meteoros do cometa Halley terá atividade máxima nesta terça-feira (5)

Chuva de meteoros do cometa Halley terá atividade máxima nesta terça-feira (5)

Pela maior parte do mês de maio, acontecerá uma chuva de meteoros chamada Eta Aquáridas. A atividade máxima do chuva está prevista para acontecer na madrugada dessa terça-feira, dia 5/5, mais especificamente a partir da 01h46 da manhã – quando a constelação de Aquário surge.

+ Xiaomi desenvolve máscara que não afeta reconhecimento facial
+ Força Aérea dos EUA envia bombardeiros B-1 sobre o Mar da China como mensagem à China
+ Gisele Bündchen posta belíssima foto durante quarentena e faz profunda reflexão
+ Flávio Migliaccio é encontrado morto em sítio

A chuva é considerada um “presente” deixado pelo cometa Halley, que passa pela Terra a cada 75 anos (a próxima passagem será em 2061).

O pico será entre os dias 5 e 6 de maio, e a Eta Aquáridas se encontrará até o dia 28 do mês próxima da estrela Eta Aquariid, que é a mais brilhante da constelação de Aquário. Especialistas apontaram, porém, que a observação a olho nu do fenômeno deve ser atrapalhada por conta da luz da lua, que estará forte pelos próximos dias. Além disso, o calendário marca uma Lua cheia para a madrugada do dia 7 de maio, às 7h45. Ainda assim, a chuva de meteoros poderá ser observada no Brasil.

Os especialistas aconselham os fãs de eventos como esse a acordarem cerca de uma hora antes do nascer do Sol – quando a atividade deve estar mais visível a olho nu. É possível saber que horas o Sol irá nascer em sua cidade pesquisando a pergunta no Google, ou utilizando aplicativos como “Bússola” para dispositivos móveis.