Chuva de meteoros em Vênus poderá ser vista da Terra; entenda

Chuva de meteoros em Vênus poderá ser vista da Terra; entenda

Cientistas descobriram que, em dezembro, o cometa C/2021 A1 Leonard vai passar a uma distância de 4,34 milhões de quilômetros de Vênus. O mais interessante é que isso deverá provocar uma chuva de meteoros no planeta vizinho que poderá ser observada da Terra.

+ Cientistas criam tecido para ajudar humanos a resistir ao calor extremo
+ Russa Caviar cria versões espaciais do Huawei Mate 40 Pro
+ Satélite lixeiro é testado pela primeira vez em órbita

É o que aponta um estudo científico divulgado no The Astronomical Journal. Os cometas são geralmente formados por gelo, rochas, poeiras e gases congelados, que deixam um rastro de sujeira por onde passam.

De acordo com a publicação Space.com, a chuva de meteoros deverá acontecer no dia 19 do último mês de 2021, data em que Vênus irá encontrar o rastro deixado pela passagem do cometa. É este material que provoca o efeito da chuva de meteoros.

Em casos raros, a chuva de meteoros é causada por cometas de longo período, como é o caso do Leonard, que só irá passar pelo mesmo local mais uma vez daqui a 80 mil anos (isso se não for destruído antes pelo Sol).

Ainda não é possível afirmar com certeza se a chuva de meteoros vai acontecer ou, se ela acontecer, se será visível da Terra. Isso depende de uma conjunção de fatores. Se for este o caso, será possível ver o flash em Vênus com o uso de telescópios e equipamentos não profissionais.