Cientistas criam câmera para acompanhar peixe mais rápido do mundo

Cientistas criam câmera para acompanhar peixe mais rápido do mundo

O peixe-vela é considerado o “peixe mais rápido do mundo” e essa característica faz com que exista pouca informação sobre os seus hábitos solitários de caça. Até agora.

+ Headset PlayStation VR2 é lançado globalmente
+ Gboard: teclado do Google ganha novas opções de personalização
+ Netflix: veja os jogos que chegam ao catálogo do streaming

Isso por conta de um grupo de pesquisadores do Guy Harvey Research Institute, da Nova Southeastern University (NSU), dos Estados Unidos, que desenvolveram uma etiqueta eletrônica com sensores e uma câmera de vídeo para observar um peixe-vela em ação.

O equipamento permitiu, pela primeira vez, conhecer exatamente como esses peixes se comportam e caçam sozinhos quando estão distantes da superfície. O estudo foi feito no Tropic Star Lodge, no Panamá, e o trabalho foi divulgado pela publicação científica Scientific Reports.

A gravação revela um animal de cerca de 45 quilos, a uma profundidade de cerca de 60 metros, nadando em direção à superfície em perseguição a um atum.

Em cada ataque, o peixe-vela varia a velocidade e faz manobras agressivas, inclusive saltando para fora da água até atingir o seu objetivo e retornar para um comportamento calmo.

“Com base em nossas estimativas, este peixe-vela precisa de cerca de metade de um atum como este por dia para atender às suas demandas energéticas”, destaca Ryan Logan, principal autor do estudo.

Redação: