A partir desta quarta-feira (1º), a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) passa a ser emitida em um novo modelo, que incorpora mais informações e visual modificado com mais elementos de segurança.
+ App da CNH Digital agora permite transferência de veículo; saiba como
+ Squad é o carro elétrico com bateria que recarrega sozinha
+ Veja como melhorar o nível de acesso da conta gov.br
Além do campo para a inserção do nome social e da filiação afetiva, o documento agora incorpora também um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.
Outra mudança é trazer as informações em inglês e francês, para facilitar o uso da CNH no exterior. O documento passa a contar ainda com uma tabela que mostra os tipos de veículos que o portador da habilitação pode utilizar.
A nova CNH traz elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes. Assim como o atual, o novo terá também a versão impressa e a digital.
As mudanças estavam previstas desde dezembro de 2021, quando o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou a Resolução nº 886. A troca da CNH atual pela nova não é obrigatória. Ela irá acontecer de maneira gradual nas renovações e emissão da 2ª via.