A Microsoft vai em breve usar Inteligência Artificial para que o PowerPoint se torne um “revisor de discursos”. O recurso, chamado Presenter Coach, vai usar o microfone do computador para gravar e analisar o que o usuário fala enquanto ensaia para uma apresentação. O vídeo abaixo (em inglês) mostra como funciona o recurso.
Usando recursos de Inteligência Artificial, o Presenter Coach então dará sugestões para que o usuário melhore sua fala e o ritmo da apresentação. O programa poderá, por exemplo, detectar engasgos ou pausas muito longas e sugerir palavras mais “politicamente corretas”. Além disso, o recurso detectará palavrões e avisará ao usuário para evitá-los. O Presenter Coach ainda alertará o usuário caso a leitura dos textos dos slides não esteja correta.
A ferramenta poderá sugerir ainda formas de simplificar o discurso. Por, exemplo, ao ouvir uma expressão como “250 mil quilômetros quadrados”, o Presenter Coach pode sugerir o adendo “tamanho equivalente ao estado de São Paulo”.
Inicialmente, o recurso estará disponível apenas em inglês até setembro, na versão online, e posteriormente vai aparecer também no programa de desktop e no app do PowerPoint para smartphones.