No último sábado, 14, ocorreu um Eclipse Solar Anular que encantou todos que conseguiram ver sua passagem aqui na Terra. Porém, o eclipse conhecido como ‘anel de fogo’ também foi visto do espaço!
+NASA destaca foto apaixonante de casal diante do eclipse solar
+NASA destaca beleza cósmica da ‘Nebulosa do Véu Ocidental’
+YouTube anuncia uma série de novos recursos, confira!
Alguns satélites da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), conseguiu capturar imagens impressionantes do eclipse solar visto da perspectiva do espaço. Na sequência de imagens, é possível ver a sombra da Lua no nosso planeta azul, passando pela América do Norte, Central e Sul.
Here is a complete satellite loop of today's eclipse from our GOES-16 satellite! #gawx pic.twitter.com/kXtr7d5ivM
— NWS Atlanta (@NWSAtlanta) October 14, 2023
Além disso, a NASA também divulgou como a tripulação que estava na Estação Espacial Internacional (ISS) pode ver o fenômeno natural. A agência divulgou um clique da astronauta Jasmin Moghbeli, em que é possível ver a Lua ‘mordendo’ parcialmente o Sol.
The crew aboard the @Space_Station watched the annular solar eclipse on Oct. 14, from the best seat in the house (260 miles above Earth). As the Moon passed in front of the sun, Expedition 70 Flight Engineer Jasmin Moghbeli captured this photo.
Where did you watch from? 🌑 ☀️ pic.twitter.com/MM5MopVXYE
— NASA Marshall (@NASA_Marshall) October 17, 2023
Um eclipse solar anular ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, mas, por estar mais distante da Terra em sua órbita elíptica, o tamanho da Lua aparenta ser menor que o do Sol. Como resultado, durante o eclipse, o Sol não é completamente coberto pela Lua, e um anel de luz solar brilhante, conhecido como “anel de fogo”, é visível ao redor da Lua.