

A Kalashnikov Concern, empresa russa de tecnologia militar, apresentou seu mini drone de reconhecimento Karakurt-R pela primeira vez no cenário internacional durante a IDEX 2025.
+ Elon Musk faz alegação sobre motivo de astronautas da NASA ainda estarem presos no espaço
+ Robô de guerra assume papel de DJ em boate de São Francisco
O Karakurt-R se trata de um drone de decolagem e pouso vertical (VTOL) que já foi implantado na Ucrânia e atua para fornecer às forças armadas uma capacidade de vigilância rápida e discreta.
O drone foi projetado como uma ferramenta de reconhecimento pessoal que pode ser facilmente implantada. Compacto e leve, pesa apenas 300 gramas, o que o torna conveniente para os soldados carregarem.
Uma vez no ar, ele atinge uma velocidade máxima de 25 km/h e tem uma autonomia de voo de 20 minutos, ideal para missões curtas de vigilância que exigem alta capacidade de resposta. Ele opera a uma altitude de até 150 metros e sua bateria tem capacidade para um voo de 2 km.
Seu sistema óptico, que permite missões de reconhecimento tanto durante o dia quanto à noite, é um dos pontos chaves do Karakurt-R, que garante vigilância contínua independentemente das condições de iluminação.
Foto e vídeo: KalashnikovGroup. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.