
Depois do Ingenuity, helicóptero que fez 72 voos com sucesso em Marte, a NASA está planejando lançar um ainda mais avançado para explorar o Planeta Vermelho.
+ EUA testam novo sistema de defesa com mísseis hipersônicos
+ Nintendo Switch 2 recebe webcam em formato de Planta Piranha do Mario
O Nighthawk, um helicóptero do tamanho de um SUV, usaria seis rotores, cada um com seis lâminas, para impulsioná-lo pela fina atmosfera marciana.
A nova proposta do Mars Chopper da NASA foi detalhada em dois artigos apresentados na Conferência de Ciência Lunar e Planetária, realizada de 10 a 14 de março em Woodlands, Texas (EUA).
Ao contrário do Ingenuity, que requeria apoio do rover Perseverance para funcionar, o Nighthawk seria capaz de atuar de forma autônoma durante as explorações em terrenos mais complexos de Marte, como cânions, dunas e correntes de lava.
Entre os principais objetivos do Nighthawk estão o estudo de áreas-chave do Noctis Labyrinthus Oriental, considerado um vulcão gigante profundamente erodido e glaciado, em busca de possíveis biomarcadores e até mesmo de adequação para futura exploração humana.
O Nighthawk operaria por pelo menos 240 sóis (dias de Marte) no Planeta Vermelho, conduzindo 100 voos de até 3,0 km cada. No entanto, vale lembrar que a NASA não deu indicativos de quando o helicóptero entraria em fase de seleção.
“A missão científica do Nighthawk não seria possível com um helicóptero da classe Ingenuity, mas poderia ser realizada com o maior e mais capaz NASA Mars Chopper atualmente em projeto”, concluiu o artigo.
“O alcance de voo esperado do Mars Chopper, a altitude de voo AGL (acima do nível do solo) e a capacidade de carga útil permitiriam que o Nighthawk realizasse sua vasta gama de ciência.”
Foto e vídeo: NASA/JPL-Caltech. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.