Conheça o robô humanoide que cuida de idosos na Singapura

Conheça o robô humanoide que cuida de idosos na Singapura (Foto: Salvation Army Singapore)

Com o envelhecimento da população da Singapura, empresas estão pensando em como usar a tecnologia e a inteligência artificial para trazer mais conforto para as pessoas durante a velhice.

+ Vídeo viral: Briga generalizada começa em mercado dos EUA por conta de cartas de Pokémon
+ Médico mostra raio-X de homem infestado com ovos de tênia e imagem viraliza

Dados mostram que, até 2030, um em cada quatro singapurianos terá mais de 65 anos e necessitará de cuidados especiais. Além disso, atualmente, cerca de um em cada 10 idosos com mais de 60 anos tem alguma forma de demência, segundo dados do governo. Até 2030, espera-se que o número total de idosos com demência aumente cinco vezes.

Por isso, para preencher ainda mais a lacuna de mão de obra, o governo está se virando para a inteligência artificial. É aí que entra Dexie, um robô humanoide que lidera sessões de exercícios matinais para mulheres e homens idosos que sofrem de demência.

Ela chegou à Arena Peacehaven Jade Circle do Salvation Army Singapore há dois anos e, agora, residentes ficam animados para interagir com ela. As rotinas pré-programadas de Dexie têm um efeito positivo nos pacientes, de acordo com a equipe local.

Estudos mostram que companheiros de IA como ela podem ser tão eficazes na redução da solidão quanto interagir com outra pessoa. No caso de Singapura, onde uma população envelhecida está rapidamente tornando-se a maioria e os idosos estão ficando cada vez mais solitários, as autoridades vêem o potencial das ferramentas de IA para ajudar nos cuidados preventivos de doenças.

Foto e vídeo: Salvation Army Singapore. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.