A empresa ucraniana Highland Systems estreou um veículo blindado multifuncional exclusivo na exposição de defesa IREX em Abu Dhabi. O Storm é um blindado com um trem de força híbrido e recursos totalmente anfíbios, com uma versão submersível chegando.
O Storm não é o primeiro veículo militar blindado anfíbio, mas é o primeiro a tirar proveito de um trem de força híbrido-elétrico, dando-lhe um alcance impressionante de 18-36 horas no modo híbrido com seu motor a diesel carregando as baterias ou a capacidade de operar puramente com bateria por 1,5-3,5 horas dependendo em sua velocidade.
+ Turquia revela projeto de lancha militar com controle remoto
+ Iveco fornecerá 1.048 caminhões blindados 8×8 ao Exército Alemão
+ Agrale apresenta o Marruá blindado, que resiste a tiros de AR-15 e AK-47
+ Land Rover apresenta linha 2021 dos modelos Range Rover Evoque e Discovery Sport
Pesando cerca de 8.000 kg, o trem de força elétrico de 2.500 cavalos deste versátil seis lugares torna-o um blindado extremamente rápido para sua categoria. A velocidade máxima em terra é de 140 km / h e é capaz de atingir impressionantes 30 km / h na água, duas a três vezes mais rápido que os concorrentes. Atualmente, ele suporta ondas de até 1,5 metros.
Com 50 cm de distância ao solo e lagartas feitas de borracha, o Storm pode escalar degraus verticais de até 150 cm. As esteiras são construídas para serem modulares, de modo que as peças podem ser substituídas em vez de substituir uma lagarta inteira, e isso, diz Highland Systems, torna a operação quase 70% mais barata do que outros modelos.
Além de resistir aos calibres 556 e 762 (padrão STANAG 4569 nível 1 e 2), sua blindagem oferece proteção contra minas e IEDs, podendo ser configurada para funcionar inteiramente por controle remoto, permitindo missões não tripuladas ou mesmo autônomas.
+ SSC Tuatara o carro de produção mais rápido do mundo, 455 km / h de média
+ Produtora da Playboy relembra ensaio com Mulher Melancia: “Entrou oito viaturas de polícia”
+ Ex-Paquita faz tatuagem íntima; veja vídeo
Nesta fase, o Storm é apenas um protótipo. Os testes e o desenvolvimento continuarão a partir daqui, e Highland diz que este processo incluirá uma versão submersível capaz de mergulhar abaixo da superfície da água e uma versão com rodas, bem como a integração e teste de módulos de combate padrão. O representante da empresa, Alexander Kuznetsov, disse ao site GordonUA que a demanda parecia forte e que a Highland planeja passar para a produção em série.