
Pesquisadores da Universidade Jiao Tong de Xangai criaram inovadores óculos alimentados com IA que podem ajudar pessoas cegas a se locomoverem com segurança.
+ Lula colossal transparente é capturada em vídeo pela primeira vez e imagens viralizam
+ WhatsApp libera ferramenta para criar e compartilhar figurinhas
Em um estudo publicado na revista Nature Machine Intelligence, os cientistas detalharam o uso da câmera integrada que, com o auxílio da inteligência artificial, consegue mapear os arredores do usuário em tempo real e ajudar pessoas cegas ou com baixa visão ao traçar rotas para evitar obstáculos.
Após isso, os óculos transmitem as informações por meio de comandos de voz e sinais táteis, como vibrações em peles artificiais que são aplicadas nos pulsos e sons enviados por fones de condução óssea.
O equipamento, que está sendo chamado de “um bastão inteligente”, pode ser bastante útil especialmente em ambientes urbanos, nos quais os bastões podem enfrentar algumas limitações físicas e detectam apenas obstáculos muito próximos.
Vale ressaltar que o dispositivo ainda é um protótipo e precisa de alguns aprimoramentos para que seja útil e confiável para o uso cotidiano.
Foto e vídeo: Nature Machine Intelligence. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.