Fabricante de pneus e componentes automotivos, a alemã Continental pretende apresentar ainda este ano o protótipo de um carregador robótico de bateria para carros elétricos.
+ Confira os novos emojis que chegam com o iOS 15.4
+ Empresa lança iPhone 13 de R$ 314 mil na Rússia
+ Amazon revela jogos grátis do Prime Gaming em fevereiro
O equipamento, que está sendo criado em parceria com a startup Volterio, terá visual muito semelhante ao dos aspiradores robóticos e será composto de duas peças: um sistema de recepção sob o veículo e uma unidade de solo.
Depois que o veículo é estacionado, o carregador corrige a sua posição em até 30 cm para se conectar ao veículo automaticamente.
Com esse equipamento inteligente, a Continental pretende oferecer uma alternativa aos carregadores veiculares por indução, que são ineficientes do ponto de vista energético.
A expectativa é que o carregador robótico entre em produção em série a partir de 2024, podendo ser adaptado em qualquer carro elétrico atual.
Inicialmente, está prevista uma potência máxima de recarga de 22 kW em corrente alternada. Mas a empresa pretende desenvolver uma solução voltada para estações de recarga públicas e para frotas.