Uma pesquisa realizada por cientistas brasileiros e britânicos mostrou que a CoronaVac teve eficácia de 85% para evitar casos graves de covid-19 entre gestantes brasileiras.
+ Nike cria metaverso dentro do game Roblox
+ WhatsApp ganha atalho para enviar dinheiro
+ Fortnite ganha novos skins e acessórios em parceria com Moncler
O estudo foi publicado na última sexta (12) na plataforma de preprints SSRN, vinculada à revista The Lancet, e seus autores são da London School of Hygiene and Tropical Medicine, da Universidade Federal da Bahia, da Fundação Oswaldo Cruz, da Universidade de Brasília e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo os pesquisadores, a eficácia do esquema completo de imunização com duas doses da CoronaVac foi de 85% para evitar casos graves de covid-19, e de 75% na prevenção da progressão dos casos sintomáticos para a forma grave da doença. Nenhuma morte ocorreu entre as gestantes parcialmente ou totalmente imunizadas.
A população estudada foi a de todas as gestantes com sintomas de covid-19, entre 18 e 49 anos, com registro de teste PCR realizado entre 15/3 e 3/10 de 2021, e registradas no Sistema de Notificação do Ministério da Saúde.