Covid-19: Governo de SP lança ‘Vacinômetro’ para divulgar vacinados em tempo real

Fiocruz espera que vacinação contra covid-19 comece até março de 2021

O Governo de São Paulo lançou nesta terça-feira (19) o “Vacinômetro”, ferramenta digital, desenvolvida em parceria com a Prodesp, que permite a qualquer pessoa acompanhar em tempo real o número de vacinados no estado.

+Fabricante JLab revela fones de ouvido para usar na armação dos óculos
+Cientistas reconstituem ânus de dinossauro que viveu há 120 milhões de anos
+Microsoft investe US$ 2 bilhões em subsidiária de carros autônomos da GM

O “Vacinômetro” está disponível no portal do Governo de São Paulo e será alimentado diretamente com as informações do “Vacivida”, plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra a covid-19.

Para garantir ainda mais transparência ao processo de imunização, os posts dos perfis oficiais do Governo do Estado de São Paulo também irão repercutir, diariamente, o número de vacinados no estado com base nos dados atualizados do “Vacinômetro”.

O sistema Vacivida permite todo o acompanhamento individualizado e em tempo real dos registros de pessoas imunizadas contra o coronavírus. O banco de dados também contará com relatórios atualizados de doses aplicadas e a cobertura vacinal atualizada dos 645 municípios paulistas. Desenvolvido pela Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo, o sistema está integrado ao aplicativo Poupatempo Digital e também poderá abastecer a base de dados do Ministério da Saúde.

O Vacivida vai oferecer pré-cadastro de qualquer pessoa apta a participar da campanha de imunização contra o coronavírus em São Paulo. A plataforma fará o registro digital da vacinação e enviará um lembrete para a aplicação da segunda dose. O sistema também vai notificar possíveis eventos adversos individuais à Vigilância Epidemiológica.

Cada pessoa vacinada receberá um comprovante com mecanismo antifraude. No verso, o documento terá um QR Code direcionado ao aplicativo do Poupatempo Digital, que dará acesso a um documento digital que certifica a participação na campanha.

Redação: