A companhia aeronáutica francesa Dassault comemorou no último dia 4 de maio os 60 anos do primeiro voo do Falcon 20, avião que foi o primeiro jato executivo da empresa.
+ Os cinco aviões de guerra mais improváveis da história
+ Conheça os aviões presidenciais da América do Sul
+ Caça Dassault Mirage IIIE completa 60 anos ainda em serviço ativo
Mais conhecida na época pelos caças supersônicos Mirage III, o Falcon 20 era originalmente chamado de Mystère 20 pela empresa. A mudança de nome foi pensada justamente de olho no mercado americano. Com dois motores General Electric CF700, podia voar a 862 km/h e atingir um teto de serviço de 12,800 metros.
O voo pioneiro aconteceu pouco depois das 17h, com os pilotos de teste René Bigand e Jean Dilliare. O horário incomum se deu por conta de uma visita do aviador americano Charles Lindbergh à fábrica de Mérignac, na qual ele avaliou a o novo jato para a Pan Am.
O braço de aviação executiva da Pan Am foi só um dos operadores do Falcon 20, que também foi operado em uma versão cargueira pela FedEx. Ao todo, a produção total do jato pioneiro da Dassault foi de quase 500 aeronaves. Seis décadas depois, o jatos executivos da família Falcon somam mais de 2,7 mil unidades produzidas.